Minas em Portugal

O trabalho que iremos apresentar no 2º Período tem como tema Minas em Portugal.

Neste nosso primeiro post, vamos colocar uma imagem onde nos mostra a distribuição geográfica e tipos de minas no nosso país, e uma notícia relacionada com o nosso tema.

Distribuição geográfica e tipos de minas em Portugal

Noticias relacionadas

Nova jazida de zinco descoberta no Alentejo

Uma nova jazida de zinco e outros metais foi recentemente descoberta em Portugal, por uma empresa mineradora canadiana, em colaboração com o Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG). A jazida situa-se numa área do Alentejo, entre Moura e Ficalho, que já tem reservas conhecidas de metais-base (zinco, cobre e chumbo) e onde já houve, no passado, explorações mineiras.

(…)

Há quase duas décadas que não se encontrava uma nova reserva de metais básicos no Sul de Portugal.

(…)

Em 1988, prospecções feitas pelo então Serviço de Fomento Mineiro, um organismo público anterior ao LNEG, identificaram a jazida das Enfermarias, na mesma área, com um potencial de 4,5 toneladas de minério, contendo 3,5 por cento de zinco e 0,8 por cento de cobre.

(…)

Aquela região é atravessada por uma banda de depósitos minerais, conhecida tecnicamente como Faixa Magnetítico-Zincífera, que se estende até Espanha.

No passado, já houve pelo menos duas minas na zona – a de Vila Ruiva e a da Preguiça, hoje desactivadas. A jazida das Enfermarias, descoberta em 1988, não teve até agora exploração comercial.

O resultado mais significativo foi encontrado no terceiro furo realizado na zona dos Machados, contendo quantidades anómalas de metais, especialmente zinco.

A descoberta não significa, porém, que seja possível fazer ali uma nova mina.

(…)

O passo seguinte é justamente fazer novas prospecções e análises para determinar melhor o potencial da jazida.

(…)

Público

Maria João Araújo, Nuno Passos e Renata Castro

Grupo 6 , 12ºCT7

Esta entrada foi publicada em G6 12CT7, Trabalhos práticos com as etiquetas . ligação permanente.

Uma resposta a Minas em Portugal

  1. António Abílio de Souza Gonçalves diz:

    Bom dia. Executo com veículos aéreos não tripulados, ortofotomapas de alta definição para controle de exploração mineira em céu aberto, cálculos de volumes, etc. Método muito mais rápido, barato e seguro, do que a topografia clássica. Ficaria muito grato se me informasse quais as minas deste tipo existentes em Portugal, e quais as empresas que os exploram, bem como as entidades governamentais responsáveis pelo sector. Muito obrigado. Cumprimentos.

    António A. de Souza Gonçalves

Deixe um comentário